Como limpar um vaporizador de roupas?

     Como limpar um vaporizador de roupas?插图

Os vaporizadores de roupas são ideais para remover rugas de roupas, cortinas e lençóis sem a necessidade de ferro e tábua de passar. Um vaporizador pode até ser usado em toda a casa para limpar e higienizar superfícies, desde estofados até cooktops e portas de chuveiros. Embora versátil e fácil de usar, se o bico começar a engasgar e cuspir, é hora de limpar o vaporizador de roupas.

Com que frequência limpar um vaporizador de roupas
A frequência de limpeza necessária para um vaporizador de roupas depende de vários fatores. Com que frequência você usa seu vaporizador de roupas? Você usa água da torneira ou água destilada para encher o tanque de água? Que tipo de vaporizador de roupas você está usando, um modelo portátil pequeno ou um modelo maior de piso independente?

O sinal mais revelador de que o vaporizador de roupas precisa ser bem limpo é um jato de vapor saindo do bocal. Você também pode inspecionar o bico em busca de resíduos brancos ao redor de cada pequena abertura. O acúmulo é provavelmente depósitos de calcário e minerais que estão obstruindo o aparelho, fazendo com que ele funcione com um desempenho abaixo do ideal.

Para vaporizadores de roupas de uso diário, recomenda-se uma limpeza mensal para manter o aparelho em perfeito funcionamento. Para limpadores a vapor raramente usados, recomenda-se uma limpeza completa antes de guardá-los, para que o vaporizador esteja pronto para a próxima vez que for usado.

O que você precisará
Equipamentos/Ferramentas
Pia ou balde
Roupa de microfibra
Vasilha pequena
Materiais
Vinagre branco destilado
Água destilada
Palito de dente
Instruções
Materiais e ferramentas para limpar um vaporizador
O Abeto / Sanja Kostic
Antes de limpar seu vaporizador de roupas, leia o manual de uso e cuidados do proprietário para conhecer as etapas específicas do seu modelo. Se você não conseguir encontrar o manual, procure uma cópia online no site do fabricante.

Desligue o aparelho
Se você estiver limpando um vaporizador de roupas imediatamente após uma sessão de vaporização, desligue o aparelho e deixe-o esfriar um pouco. Mesmo que o vaporizador esteja frio, deixe-o desconectado enquanto o prepara para a limpeza.

Vaporizador de roupas desconectado da tomada

Esvazie o tanque de água
Com o aparelho desconectado da fonte de alimentação e resfriado, remova ou esvazie o reservatório de água em uma pia ou balde. Descarte a água ou use-a para regar plantas domésticas.

Tanque de água do vaporizador de roupas derramado na pia

Adicione vinagre branco destilado
Encha o reservatório de água com vinagre branco destilado ou vinagre de limpeza. Não use cidra de maçã ou qualquer outro vinagre aromatizado que possa deixar sedimentos no tanque.

Vinagre branco destilado adicionado ao tanque de água do vaporizador de roupas

Ligue o vaporizador
Conecte o aparelho a uma tomada e deixe-o atingir a temperatura mais alta.

Vaporizador de roupas ligado
Expulsar o vinagre
Segurando o bico sobre uma pia ou balde, atire o vinagre na configuração de vapor mais alto. Sopre o vapor até que o reservatório de água esteja quase vazio.

AVISO
Mantenha o rosto bem longe do vapor para evitar o contato com o ácido acético em aerossol do vinagre. Observe as bancadas e armários de parede próximos. Se desenvolverem alguma condensação do vapor do vinagre, pare e limpe-os imediatamente com água e seque com um pano limpo. Para evitar danos às superfícies, considere fazer isso sobre uma banheira ou outra superfície resistente.

Despeje o vinagre no ralo da pia. Também é um bom limpador para ajudar a remover a gosma pegajosa que geralmente gruda nas laterais dos canos de drenagem.

Bocal do vaporizador de roupas colocado sobre um balde amarelo para expelir o vinagre através da configuração de vapor
Reabasteça o tanque de água
Quando o vinagre estiver quase acabando, desligue o aparelho, deixe esfriar um pouco e reabasteça o reservatório de água com água destilada.

Tanque de água do vaporizador de roupas reabastecido com água destilada
Expulsar a água aquecida
Ligue o vaporizador novamente e expulse toda a água destilada do tanque. Isso irá enxaguar qualquer vinagre restante. Despeje essa água pelo ralo.

Bocal do vaporizador de roupas colocado sobre um balde amarelo para expelir água aquecida
Resfrie e desmonte
Desligue o vaporizador de roupas e deixe esfriar completamente. Desmonte o máximo possível de componentes do vaporizador e seque com um pano de microfibra ou deixe-os secar ao ar.

Vaporizador de roupas desconectado e deixado para esfriar
Inspecionar componentes
Enquanto o vaporizador de roupas é desmontado, inspecione os componentes em busca de problemas. Procure por mangueiras ou juntas rachadas.

Verifique cuidadosamente o bico quanto a resíduos nas pequenas aberturas. Se você observar resíduos brancos e pulverulentos, encha uma tigela pequena com vinagre branco destilado quente (aqueça no micro-ondas). Coloque o bico na tigela e deixe de molho por pelo menos quatro horas ou durante a noite.

Enxágue bem e use um palito para remover quaisquer áreas obstruídas antes de remontar o vaporizador.

Palito removendo buracos entupidos no bocal do vaporizador de roupas
Remontar o vaporizador
Quando todos os componentes estiverem limpos e secos, monte novamente o vaporizador para armazenamento. Se você planeja usá-lo imediatamente, encha o vaporizador com água destilada.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *