Tecnologias e equipamentos no processamento de salgadinhos (3)

         Tecnologias e equipamentos no processamento de salgadinhos (3)插图

Diferentes tipos de salgadinhos em tigelas em cima da mesa
Quais são as tecnologias e equipamentos mais utilizados no processamento de salgadinhos? Nesta postagem do blog, falaremos sobre vários processos básicos que levam a lanches prontos, convenientes e saborosos, de fácil acesso e preços acessíveis. Também nos concentraremos na tecnologia emergente de processamento e embalagem de salgadinhos que se adapte às novas tendências alimentares voltadas para o bem-estar.

Processamento de salgadinhos – diferentes categorias de salgadinhos
Embora as pessoas geralmente classifiquem os salgadinhos em dois grupos (doces e salgados), esses produtos dietéticos também podem ser categorizados com base na técnica de processamento de alimentos utilizada em sua produção. Os snacks de primeira geração são produzidos por extrusão simples, sem processamento adicional. Lanches como nozes, frutas secas, batatas fritas ou pipoca se enquadram nesta categoria.

No entanto, a maioria dos snacks são produtos de segunda geração. Isso significa que são salgadinhos ricos em fibras e proteínas, feitos de materiais extrusados, como produtos de milho tufado, salgadinhos de milho, cachos e bolas. Os salgadinhos de terceira geração referem-se a salgadinhos fritos e aromatizados produzidos a partir de pellets extrusados, como cereais matinais. Os pellets de salgadinhos não são expandidos e são feitos de matérias-primas como batatas, cereais e vegetais em pó. Os fabricantes processam ainda mais esses produtos semiacabados para criar lanches prontos para consumo.

Uma pilha de lanches diferentes
Existem algumas categorias de salgadinhos com base em seu processo de produção
Quais tecnologias são comumente usadas no processamento de salgadinhos?
Antes de qualquer tecnologia de produção ser empregada, o produto precisa ser projetado e testado. Isso envolve muita reflexão e planejamento. Uma vez comprovado o sucesso do produto, a próxima etapa é a produção. É claro que a mistura exata de materiais deve ser mantida desde o primeiro dia – a consistência é fundamental. Agora, vamos explicar as tecnologias mais importantes de processamento de salgadinhos.

Tecnologias e equipamentos no processamento de salgadinhos
Processo de Extrusão
A extrusão é um processo de produção que ocorre em um fogão de extrusão – um biorreator de fluxo tampão de alta temperatura e curto tempo que combina várias operações em uma unidade. O processo de extrusão envolve várias etapas:

Mistura contínua de matérias-primas (como vários grãos com água),
Cortar ou amassar,
Aquecer e cozinhar utilizando o calor liberado na extrusora,
O sopro é o último estágio (uma expansão repentina do amido plastificado e gelatinizado de uma câmara de pressão).
Em comparação com todas as outras categorias, a categoria de salgadinhos extrusados tem o maior potencial de crescimento. Os salgadinhos extrusados podem ser feitos de formas inovadoras que capturam a imaginação do consumidor. Os exemplos perfeitos de salgadinhos extrusados são salgadinhos tridimensionais – alfabeto, desenho animado ou salgadinhos em formato de animal.

​A fabricação de um lanche extrusado de sucesso exige um equilíbrio delicado entre as habilidades de produção do fabricante, o controle de qualidade e a economia, e as necessidades do consumidor (como interesses e gostos). O que desempenha um papel importante no preço de venda do produto é o custo das matérias-primas utilizadas. Portanto, do ponto de vista financeiro, é melhor usar materiais de baixo custo para fabricar um lanche de sucesso.

Processo de Coextrusão
A coextrusão foi introduzida na indústria de processamento de alimentos em 1984. No processo de coextrusão, dois materiais diferentes são extrudados a partir de uma única matriz.

More From Author

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *