Uma breve discussão sobre desacoplamento e aterramento de amplificadores de áudio (foto)

Recuperar leitura em tela cheia e compartilhar
Os audiófilos montam alguns amplificadores de áudio manualmente, principalmente os iniciantes, que muitas vezes se deparam com a situação de que, embora utilizem componentes de alta qualidade, o efeito do áudio montado não é satisfatório. O autor também teve uma experiência semelhante.
Na verdade, há aqui um motivo importante, nomeadamente o “desacoplamento” da fonte de alimentação e o “aterramento” dos componentes. Esta pergunta pode parecer simples, mas na verdade educa você. Como todos sabemos, a maioria das fontes de alimentação usadas em sistemas de áudio são obtidas depois que a energia da rede é reduzida, retificada e filtrada por um transformador. Ela contém inevitavelmente muitos componentes de alta frequência. Se entrar diretamente no amplificador sem desacoplamento, será gerado zumbido e até mesmo causar O amplificador gera autoexcitação, fazendo com que o amplificador não funcione corretamente.
Uma breve discussão sobre desacoplamento e aterramento de amplificadores de áudio (foto)插图
Desacoplamento O chamado desacoplamento consiste em fornecer aos sinais de desordem no circuito de potência uma determinada saída, de modo a não afetar o funcionamento normal dos amplificadores em todos os níveis. O desacoplamento da parte da fonte de alimentação também pode reduzir a resistência interna da fonte de alimentação e aumentar a corrente de saída da fonte de alimentação.
Atualmente, o circuito de desacoplamento comumente usado é um circuito de desacoplamento RC ou LC, conforme mostrado na Figura 1 (se for desacoplamento LC, R é substituído por um indutor L). Na figura, C1 é um capacitor eletrolítico de grande capacidade, usado para desacoplamento de sinal de baixa frequência; C2 é um capacitor sem eletrodo de pequena capacidade, com capacidade de 0,01uF-0,1uF, usado para desacoplamento de sinal de alta frequência: R é alguns ohms ou dezenas de ohms (L corresponde a (alguns microhenries ou dezenas de microhenries), quanto maior o valor de R (ou L), melhor será o efeito de desacoplamento, mas a queda de tensão DC correspondente também aumenta. Se você acha que o circuito de desacoplamento RC ainda não consegue obter resultados satisfatórios, você pode usar o circuito de desacoplamento de transistor mostrado na Figura 2. O transistor V neste circuito tem uma alta impedância à alimentação CA, mas uma resistência CC muito pequena. Geralmente é usado no circuito de desacoplamento entre a fonte de alimentação e o amplificador de potência. Além disso, no arranjo do circuito de desacoplamento, observe que o estágio do amplificador de potência está mais próximo da fonte de alimentação e o estágio de entrada está mais distante da fonte de alimentação.
Aterramento Para obter um bom efeito de desacoplamento, a disposição do fio terra e a seleção do ponto de aterramento também devem ser consideradas. Isso ocorre porque as correntes de sinal dos circuitos amplificadores de áudio em todos os níveis produzirão quedas de tensão na resistência de contato da rede de aterramento ou na resistência do próprio fio terra.
O “aterramento” inadequado fará com que essas quedas de tensão sejam realimentadas para o estágio frontal, fazendo com que o amplificador se autoexcite. Na Figura 3, R1~R6 são resistência de aterramento (incluindo resistência de contato). Não é difícil ver pela foto. A corrente que flui através de R2 é a soma das correntes de terra i1, i2 e i3 de cada estágio, o que faz com que a queda de tensão em R2 aumente e o potencial do ponto A aumente, o que aumenta a tensão de interferência entre o terra e a entrada estágio. Ao mesmo tempo, também aumenta a tensão no ponto A., uma tensão de interferência é formada entre o ponto B. O aterramento adequado deve ser conforme mostrado na Figura 4.
Preste também atenção aos seguintes princípios:
1. O fio de aterramento deve ser grosso e não fino para reduzir a impedância de aterramento. A área de aterramento na placa de circuito impresso deve ser grande e deve ser usado um layout circundante com aterramento nas bordas. 2. O ponto de aterramento deve estar bem soldado e firmemente conectado. 3. Os componentes de aterramento em todos os níveis devem ser conectados ao mesmo ponto de aterramento, tanto quanto possível. 4. O ponto de aterramento do estágio do amplificador de potência deve estar mais próximo do terminal de aterramento da fonte de alimentação. O ponto de aterramento do estágio de entrada deve ser o mais distante do terminal de aterramento da fonte de alimentação, e os pontos de aterramento dos estágios intermediários do estágio pré-amplificador devem se afastar gradualmente do terminal de aterramento da fonte de alimentação de acordo com o fluxo reverso de o sinal. 5. Preste atenção ao aterramento confiável do fio blindado.

More From Author

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *