Sensibilidade de Entrada e Potência de Saída em Amplificadores de Áudio

O amplificador de potência, denominado amplificador de potência, comumente conhecido como “amplificador”, é o equipamento mais básico do sistema de áudio. Sua tarefa é amplificar o sinal elétrico fraco da fonte de sinal (no sistema de áudio profissional, do mixer) para acione o alto-falante para produzir som. Os principais indicadores de desempenho do amplificador de potência incluem potência de saída, resposta de frequência, distorção, relação sinal-ruído, impedância de saída, coeficiente de amortecimento, etc.
Potência de saída
Potência de saída: Indica a potência de saída do amplificador de potência sob uma determinada carga. Geralmente, o manual do amplificador de potência indica a potência de saída sob carga de 8 ohm, carga de 4 ohm ou carga de 2 ohm. Também indica que o amplificador de potência está em ponte. estado , a potência de saída em carga de 8 ohms ou carga de 4 ohms. Esta potência de saída representa a potência de saída nominal do amplificador, não a potência de saída máxima ou de pico.
Sensibilidade de Entrada e Potência de Saída em Amplificadores de Áudio插图
Impedância de carga
Impedância de carga (loadimpedance): Indica a capacidade de carga do amplificador de potência. Quanto menor a impedância de carga, mais forte será a capacidade de corrente que o amplificador de potência pode passar. De modo geral, a impedância de carga mínima da maioria dos amplificadores de potência é de 4 ohms, e o a carga mínima de um amplificador de potência de boa qualidade é normalmente de 2 ohms. O canal duplo pode carregar um amplificador de potência de 4 ohms e o estado em ponte pode carregar um mínimo de 8 ohms. O canal duplo pode carregar um amplificador de potência de 2 ohms e o estado em ponte pode carregar um amplificador de 4 ohms. No estado em ponte, ele só pode carregar um amplificador de potência de 8 ohms e não pode carregar uma impedância mais baixa, caso contrário o amplificador de potência queimará devido ao excesso de corrente.
Modo estéreo (bidirecional)
Modo estéreo (bidirecional) (modo estéreo ou modo duplo): Um amplificador de potência geral possui dois circuitos de amplificação independentes dentro, que podem aceitar dois sinais diferentes para amplificação e saída, respectivamente. Este estado de funcionamento é chamado de modo estéreo (bidirecional).
Modo Ponte
Modo ponte: O modo ponte usa dois circuitos amplificadores dentro do amplificador de potência para empurrar e puxar um ao outro para produzir uma tensão de saída maior. Depois que o amplificador de potência é definido para o modo ponte, ele se torna um amplificador mono e só pode aceitar um canal. A entrada o sinal é amplificado e o terminal de saída está entre os terminais positivos das duas saídas do amplificador de potência.
Modo de entrada paralela
Modo de entrada paralela (modo paralelo): Este método conecta os dois canais de sinal de entrada do amplificador de potência em paralelo. Apenas um sinal é inserido para acionar dois circuitos amplificadores ao mesmo tempo. Os sinais de saída dos dois terminais de saída são iguais.
Alcance de frequência
Faixa de resposta de frequência (faixa de frequência): Indica a banda de frequência de trabalho que o amplificador de potência pode amplificar, geralmente 20-20000 Hz. Geralmente há um sufixo após esses dados, como -1/+1dB, que representa o erro ou faixa flutuante desta faixa de frequência. Este valor é aproximadamente pequeno, indicando que a curva de resposta de frequência na faixa de frequência é mais plana. Se a faixa de resposta de frequência do amplificador de potência for de -3 decibéis como condição de teste, o som produzido por este amplificador de potência pode não ser tão plano.
Distorção Harmônica Total
Distorção harmônica total (THD): Indica que quando o amplificador de potência está funcionando, devido à oscilação inevitável ou outra ressonância do circuito, o segundo e terceiro harmônicos são sobrepostos ao sinal de entrada real, e a saída do sinal na extremidade de saída é não simplesmente o mesmo que o sinal de entrada. O mesmo componente, mas um sinal que inclui componentes harmônicos. A comparação desses componentes harmônicos em excesso com o sinal de entrada real, expresso como uma porcentagem, é chamada de distorção harmônica total. De modo geral, a distorção harmônica total é menor perto de 1.000 Hz, então a maioria dos amplificadores de potência que indicam distorção harmônica total são testados com um sinal de 1.000 Hz, mas alguns fabricantes mais rigorosos também fornecem distorção harmônica total na faixa de 20-20.000 Hz. Quando a distorção harmônica total está abaixo de 1%, o ouvido médio não consegue distingui-la. Quando excede 10%, os componentes da distorção podem ser ouvidos claramente. Quanto menor o valor desta distorção harmônica total, mais puro é o som. A distorção harmônica total de produtos em geral é inferior a 1%@1kHz, mas quanto menor o valor, maior será a qualidade do produto.
distorção de intermodulação
Distorção de intermodulação (IMD): A distorção de intermodulação é causada pelas características operacionais dos transistores dentro do amplificador de potência, que distorcem a forma de onda da onda senoidal. A existência de distorção de intermodulação afeta diretamente a qualidade do som.Os amplificadores valvulados não possuem distorção de intermodulação, portanto, de modo geral, os amplificadores transistorizados não soam tão suaves e confortáveis ​​​​quanto os amplificadores valvulados. Geralmente, se o valor da distorção de intermodulação for superior a 0,1%, o som deste amplificador parecerá rígido, adstringente e pouco expressivo.
taxa de rejeição de modo comum
Taxa de rejeição de modo comum (CMRR): A rejeição de modo comum é um indicador abrangente usado para medir o grau de supressão de sinais de modo comum por amplificadores. A definição detalhada não será repetida. Este parâmetro é geralmente expresso como um valor negativo, como – 60dB. Este indicador também é sério. Um indicador que afeta a qualidade do som do amplificador. Quanto menor o número deste indicador, melhor será a qualidade do som do amplificador.
Coeficiente de amortecimento
Fator de amortecimento: Esta é a relação entre a resistência interna do amplificador de potência e a impedância de carga. Fator de amortecimento = impedância do alto-falante ÷ (resistência interna do amplificador de potência + impedância da linha do alto-falante). Um amplificador de potência com alto amortecimento O coeficiente melhorou o controle sobre a unidade de alto-falante e pode tornar a resposta da unidade mais próxima dos requisitos do sinal de saída do amplificador de potência, mas um coeficiente de amortecimento excessivamente alto levará a uma baixa ductilidade de baixa frequência do alto-falante e a um som seco e duro. Um coeficiente de amortecimento relativamente baixo pode produzir graves suaves, mas um coeficiente de amortecimento muito baixo fará com que os graves se tornem arrastados e sujos. O coeficiente geral de amortecimento do amplificador está entre 200-1000 ohms. A má qualidade do cabo do alto-falante e a alta resistência do cabo também afetarão o coeficiente de amortecimento do amplificador, fazendo com que o controle do amplificador sobre o alto-falante enfraqueça e o som se disperse.
Sensibilidade de entrada
Sensibilidade de entrada: Este é um conceito de tensão, indicando o tamanho da tensão do sinal na extremidade de entrada quando o amplificador de potência atinge a potência total. A tensão de sensibilidade de entrada de um amplificador de potência geral está entre 0,775v (0dB) e 1,5v (+ 6dB). , quanto maior a tensão de sensibilidade, menor a sensibilidade de entrada. Alguns amplificadores de potência de alta qualidade têm baixa sensibilidade de entrada devido ao uso de circuitos de feedback negativo mais profundos, portanto apresentam menor distorção, resposta de frequência mais ampla e melhor qualidade de som.
a relação sinal-ruído
Relação sinal-ruído (S/NorSNRorHumandNoise): refere-se à relação entre a tensão do sinal do amplificador de potência e a tensão do ruído de fundo. Quanto maior o valor, menor o ruído do amplificador de potência. Geralmente, a relação sinal-ruído de produtos profissionais é de cerca de 100 decibéis. Quando marcado com um valor positivo, quanto maior, melhor (alguns amplificadores de potência são marcados com um valor negativo e quanto menor o valor, melhor). Atenuar o ganho do nível de entrada do amplificador de potência (diminuir o botão de volume do amplificador de potência) reduzirá a relação sinal-ruído do amplificador de potência.
Diafonia de canal
Crosstalk de canal (crosstalk): Significa o crosstalk gerado pelo acoplamento do circuito entre os dois canais de amplificação dentro do amplificador de potência. Se este indicador não estiver bom, o sinal de um canal cruzará para o outro canal, causando assim um sinal no outro canal. Para sons impuros, o valor da diafonia do canal é geralmente de cerca de -60 decibéis. Quando este valor estiver marcado com um valor negativo, quanto menor o valor, maior será a separação entre os dois canais de amplificação e mais limpo será o som.
Taxa de giro
SlewRate: Para medir a velocidade de resposta de um amplificador, geralmente é usada a taxa de variação de tensão. É definida como o aumento de tensão em 1 microssegundo. Se medida como uma onda quadrada, é o tempo que leva para a tensão subir do do vale até o pico. Unidade É V/us. Quanto maior o valor, melhor será a resposta transitória, mais rápida será a velocidade do som e a energia concentrada. A taxa de conversão de amplificadores de potência profissionais geralmente pode estar acima de 40V/us. O som de um amplificador com taxa de variação inferior a 20 V/us parecerá atrasado e difuso.
filtro passa-alta
Filtro passa-alta (filtro passa-alta ou HPF): No sistema de áudio, às vezes há alguns sinais infra-sônicos de frequência extremamente baixa misturados com o sinal de áudio completo. Esses sinais infra-sônicos são inaudíveis para o ouvido humano, mas quando esse sinal entra no alto-falante, isso causará mau funcionamento do woofer. A autoexcitação ocorre e causa danos ao alto-falante. Portanto, alguns amplificadores de potência são equipados com filtros de eliminação de ondas infra-sônicas e alguns possuem interruptores no painel traseiro que podem cortar frequências desnecessárias abaixo de 30 Hz ou 40 Hz quando necessário para proteger os alto-falantes.
Limitador
Limitador: Esta é uma das medidas de proteção do amplificador de potência.Quando a tensão de entrada do amplificador de potência excede a tensão de sensibilidade de entrada, o sinal de entrada é limitado para evitar que o amplificador de potência corte a distorção devido à tensão de entrada excessiva. O limitador de alguns amplificadores de potência inicia automaticamente e alguns amplificadores de potência possuem uma chave de início do limitador instalada no painel traseiro para controlar o status de inicialização do limitador.
Interruptor de aterramento
Interruptor de aterramento (terra esquerda): O chassi do amplificador de potência geralmente é conectado à blindagem do transformador de potência. O chassi do amplificador de potência também possui um terminal de aterramento, mas esse “aterramento” é diferente do “aterramento” do sinal. Quando houver interferência na extremidade de aterramento da fonte de alimentação, ligar o interruptor de aterramento e conectar o aterramento do chassi do amplificador de potência a ele pode reduzir a interferência de zumbido. Se não houver interferência do fio terra da fonte de alimentação, não ligue-o.

More From Author

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *