Produção de amplificador de potência estéreo ou ponte LM3886, obtém facilmente efeitos sonoros de alta fidelidade

Se você tem alguma experiência em eletrônica, é mais fácil fazer uma fonte de alimentação dupla ou um amplificador de ponte. Claro, é mais fácil fazer um mono. A chave é a fonte de alimentação e a dissipação de calor.

Os componentes que uso, o amplificador podem fornecer cerca de 2 * 30W-40W de potência a 4 ohms, e o segundo pode fornecer 80-100W de potência a 8 ohms de carga no modo ponte, principalmente porque o transformador limita a potência.

Etapa 1: Crie uma ideia:

Há muito tempo ouço que o LM3886 tem bom som e alta potência. É um produto atualizado do LM1875. Diz-se também que os principais amplificadores de potência de Jeff Rowland também usam circuitos integrados, o que me deixou determinado a fazer o amplificador de potência LM3886.
Produção de amplificador de potência estéreo ou ponte LM3886, obtém facilmente efeitos sonoros de alta fidelidade插图

​Etapa 2: Projeto Eletrônico (Amplificador de Potência)

​O design do amplificador de potência é realmente simples e segue a aplicação absolutamente excelente da Texas Instruments, que é definitivamente o circuito mais padrão se você quiser fazer um bom trabalho com o LM3886.

O circuito superior é um amplificador não inversor com ganho de 1 + R2/R1. O amplificador inferior tem inversão de ganho com R2/R1 (onde R2 é o resistor de feedback). Para um projeto de ponte, o principal são os valores dos resistores para que ambos os circuitos tenham o mesmo ganho. Usando resistores padrão (alguns resistores de filme metálico) e medindo a resistência exata, o ganho do circuito não inversor é 1+ 132,8 / 3.001 = 45,25 e o ganho inversor é (132,8 + 3.046) / 1.015 = 45, 27. Configurei uma chave de ganho (SW1) para poder aumentar o ganho. Reduz o valor R1 para obter um ganho de quatro vezes.

Circuito não inversor: 1.001 k e 3.001 k em paralelo produzem (1 * 3)/(1 + 3) = 0,751 ohms. Ganho = 1+ 132,8 / 0,75 = 177,92 = 178

O ganho de inversão é 179, 1 = 179, o que é aceitável!

Quero usar dois amplificadores em estéreo, então preciso de uma chave (SW2) para alternar entre estéreo e ponte.

Na posição “ponte”, a chave SW2A desconecta a entrada A e conecta a entrada B (após o potenciômetro) aos Amp A e B. Na saída do Amp A está a tensão não inversora e no Amp B a tensão inversora, esta é a ponte. SW2B desconecta a Saída A e substitui o aterramento da Saída B pela Saída A.

A impedância de entrada do amplificador inversor consiste em um resistor em série (3k ou 1k), portanto o potenciômetro de controle de volume deve ter uma resistência menor (10k). O capacitor na entrada (2,5 uF) será substituído, pois 2,5 uF cria um meio de baixa frequência a 80 Hz.

Os conectores de entrada estão conectados, portanto, quando nenhum plugue for inserido no conector A, o sinal será enviado para o Amp A e o Amp B (canal duplo).

Etapa 3: Projeto Eletrônico (Fonte de Alimentação)

​A fonte de alimentação tem um design simples com dois grandes capacitores eletrolíticos, dois capacitores de folha e uma ponte retificadora. O retificador é MB252 (200V/25A). Ele é montado no mesmo dissipador de calor que o amplificador de potência. Tanto o retificador quanto o LN3686 são eletricamente isolados, portanto não é necessário isolamento adicional. O transformador é um transformador toroidal de 120VA 2x25V para o amplificador que encontrei em um ferro-velho. Ele pode fornecer 2,4A, o que na verdade é um pouco baixo, mas posso conviver com isso.

Nos dados, a potência de saída é dada para diferentes cargas, tensões de alimentação e configurações (simples, paralela e ponte). Decidi implementar um projeto de ponte principalmente porque tenho apenas um transformador que não pode ser usado em um projeto paralelo devido à baixa tensão. (O circuito paralelo de 100W requer 2x37V, mas o projeto da ponte requer 2x25V).

Etapa 4: Projeto Eletrônico (Regulador Buck e Controle do Ventilador)

O requisito para um ventilador de velocidade total é 12V 0,6A. A fonte de alimentação fornece 35V. Rapidamente descobri que o regulador de tensão padrão 7812 não estava funcionando corretamente. A tensão de entrada é muito alta e o consumo de energia de (aproximadamente) 20V 0,3A = 6W requer um dissipador de calor maior. Então, projetei um regulador buck simples usando um 741 como controlador e um transistor PNP BDT30C como chave para carregar um capacitor de 220uF a uma tensão de 18V, o que é ótimo para um regulador 7812, alimentar o ventilador é uma entrada razoável. Eu não queria que o ventilador funcionasse em velocidade máxima quando não fosse necessário, então projetei um circuito de ciclo de trabalho variável (modulação por largura de pulso) com um IC temporizador 555. Estou usando um resistor NTC de 10k da bateria do meu laptop para controlar o ciclo de trabalho de um temporizador 555. Ele é montado no dissipador de calor do IC de potência. O potenciômetro de 20k é usado para ajustar a baixa velocidade. A saída do 555 é invertida pelo transistor NPN BC237 e se torna o sinal de controle (PWM) enviado ao ventilador. O ciclo de trabalho de frio para quente muda de 4,5% para 9%.

O BDT30 e o 7812 são montados em dissipadores de calor separados.

Observe que no diagrama é usado PTC em vez de NTC (Coeficiente de Temperatura Negativo), neste caso quando aponto o dedo para ele a leitura vai de 10k a 9,5k.

Etapa 5: radiador

​O amplificador de potência, o retificador e o resistor PTC são montados na placa de cobre do dissipador de calor. Fiz alguns furos com uma ferramenta de rosqueamento e fiz roscas para os parafusos de montagem. Um pequeno painel com os componentes do amplificador de potência é montado na parte superior do amplificador de potência para garantir que a fiação seja o mais curta possível. Os cabos de conexão são cabos rosa, marrom, lilás e amarelo. O cabo de alimentação tem uma bitola mais alta.

Observe que o cabo vermelho no canto inferior esquerdo possui pouquíssimo suporte metálico. Esse é o único ponto central de aterramento do amplificador.

Etapa 6: Estrutura Mecânica 1

​Todos os componentes principais são montados em uma base de Plexiglas de 8 mm. A razão é que também é fácil criar roscas em plástico para montar diferentes componentes. A entrada de ar fica abaixo do ventilador. O ar é forçado através do dissipador de calor da CPU e sai pelas aberturas sob o dissipador de calor. A lacuna no meio não é necessária, preencha com plástico usando uma pistola de cola.

Etapa 7: Amplificador sem caixa

​Etapa 8: Estrutura Mecânica 2

​O painel frontal consiste em duas camadas

Etapa 9: painel frontal interno

Etapa 10: casca de madeira

​Os cortes na caixa são feitos com fresadora elétrica para madeira. As laterais, superior e frontal são coladas e fixadas com parafusos e blocos de cola.

Para poder retirar a caixa de madeira, a parte traseira é fixada com dois parafusos. A peça de plástico cinza possui roscas na parte inferior e traseira para parafusos de 4 mm.

A pequena protuberância cinza no canto é uma pequena “asa” que trava o painel frontal para que não dobre para dentro quando o conector for inserido.

Etapa 11: A parte traseira do amplificador

​A parte traseira possui o soquete de alimentação, o botão liga / desliga e o soquete para a fonte de alimentação do pré-amplificador, com o conector (não utilizado).

More From Author

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *