Como utilizar a máquina de embalagem para embalar lanches para venda? (2)

             Como utilizar a máquina de embalagem para embalar lanches para venda? (2)插图

Máquinas de enchimento e selagem de latas

Fonte: Levapack

As linhas de embalagem de latas são compostas por diversas máquinas que trabalham em conjunto para facilitar o embalamento de salgadinhos. As máquinas de enchimento e selagem são bons exemplos dessas máquinas. As máquinas de enchimento e selagem podem ter os seguintes componentes;

Enchimento;

Funil: um funil contém o produto a ser envasado na embalagem.
Bico: é a parte onde a moega dispensa o lanche.
Sensores: garantem que o recipiente esteja adequadamente colocado no posto de abastecimento. Além disso, os sensores evitam o desperdício de produtos, impedindo a dispensa caso não haja recipientes de embalagem definidos.
Copo medidor: pesa os produtos para garantir que estão conforme a necessidade.
Sistema PLC: é um sistema que controla toda a máquina.
Sistema de acionamento mecânico: este sistema controla todas as partes móveis do enchedor de latas.
Vedação:

Cabeça da costura: segura firmemente a tampa da lata contra a pressão dos rolos.
Plataforma giratória: dá sustentação ao corpo da lata na hora de ser selada.
Rolos: são dois rolos, um conecta o corpo à tampa e o outro aperta a vedação.
Câmara de vedação: é onde ocorre a vedação.
Sala de vácuo: esta é a câmara onde o oxigênio é removido.
As melhores máquinas/linhas de enchimento e selagem de latas são automáticas, pois trabalham com mais rapidez e alta precisão. Máquinas semiautomáticas também podem ser usadas se não houver máquina automática. O princípio de funcionamento destas máquinas começa na máquina transportadora, onde os recipientes de embalagem são direcionados para o posto de abastecimento. Uma vez colocado o recipiente abaixo do bico, a tremonha libera o produto dispensando-o no recipiente. O produto é pesado e enviado para a seladora de latas.

O processo de selagem de latas passa por três etapas; compressão, operação do primeiro rolo e operação do segundo rolo. A redução fornece a força necessária para apoiar o corpo da lata contra a cabeça da recravadora. A cabeça segura a tampa enquanto o prato giratório move o corpo até a tampa. Durante esta etapa, o recipiente é aspirado e é introduzido nitrogênio. Então começa a primeira operação do rolo.

O estágio onde a tampa e o corpo da lata se interligam não estão muito apertados ou muito soltos. Cuidado durante a primeira operação do rolo é obrigatório para evitar qualquer erro que possa impactar a vedação. A segunda operação do rolo aperta a vedação solta para formar uma vedação hermética. Este selo garante que o conteúdo da embalagem esteja livre de contaminação e vazamentos.

Máquina de embalagem de salgadinhos

Fonte: Levapack

Além das conservas, os salgadinhos também são embalados em embalagens. Algumas empresas usam máquinas de embalagem de bolsas pré-fabricadas. A máquina possui os seguintes componentes;

Pesadora: mede o produto para garantir que esteja devidamente preenchido.
Sistema PLC: é o sistema de controle de toda a máquina.
Máquina envasadora: segura e dispensa o produto quando uma bolsa pré-fabricada é colocada abaixo dela.
Máquina seladora: a máquina seladora de bolsas pré-fabricadas utiliza calor para selar os sacos. A selagem a quente é uma técnica de selagem de bolsas rápida e confiável.
Máquina codificadora: após os sacos serem corretamente lacrados, eles passam pela máquina codificadora para finalizar o processo.

Como funciona a máquina? Você deve primeiro programar o sistema PLC com as especificações da embalagem e então o processo começa. Primeiro, um dispositivo robótico retira as embalagens pré-fabricadas de uma esteira e as leva até a máquina de embalagem, onde o sistema as direcionará para o posto de abastecimento.

More From Author

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *